Regras da Sinuca

Algumas da Regras da Sinuca pela Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca em 2009

Estas regras respeitam normas nacionais e são complementadas pelo Regulamento dos Esportes do Bilhar, cuja integração e conhecimento são obrigatórios, sendo adotados os conceitos nele contidos.

Artigo 1º - DO JOGO E PARTIDA
1. Definições sobre jogo, partida, ação e tempo de ação, tacada e tacada contínua, tabela de mesa e tabela de jogo e outras aqui não abordadas, respeitam as normas do Regulamento dos Esportes do Bilhar.
2. As partidas são disputadas por dois ou mais jogadores usando uma bola branca e sete coloridas valendo: vermelha 1; amarela 2; verde 3; marrom 4; azul 5; rosa 6 e preta 7 pontos.
3. A branca é identificada como “tacadeira”. A bola de menor valor em jogo é identificada como "bola da vez" e as demais como "coloridas".


Artigo 2º - DA SAÍDA
1. Para a tacada de saída de partida, as bolas de 1 a 7 são colocadas em suas respectivas marcas. Sem tocar em outra, a tacadeira é usada como "bola na mão", colocada em qualquer ponto sobre e/ou delimitado pelo semicírculo "D".
2. A saída da primeira partida de jogo é decidida por sorteio e o vencedor joga ou transfere a ação, sem direito de recusa. São alternadas as saídas das partidas seguintes.


Artigo 3º - DA SINUCA
1. Existe situação de sinuca quando o jogador está impedido de impulsionar a tacadeira direta e naturalmente para atingir a bola da vez, ou outra obrigatoriamente visada, tangenciando ambos os lados.
2. A situação de sinuca é caracterizada como:
a. “total”, quando impossível movimentar a tacadeira para atingir direta e naturalmente qualquer ponto da bola da vez, ou outra obrigatoriamente visada, impedida por obstáculo de outra(s) bola(s) que não a “da vez” e/ou “bico de tabela”.
b. “parcial”, quando a bola visada pode ser atingida em tacada direta e natural, ainda que em um único ponto.


Artigo 4º - DA RECUSA
1. Jogador com direito à ação pode recusar a jogada, "passando-a" ao adversário sem direito de recusa, após este:
a. cometer falta;
b. jogar bola colorida sem encaçapar, livre ou não.


Artigo 5º - DA IDENTIFICAÇÃO DE JOGADA
1. Antes de jogada não evidente, são cantadas a bola e a caçapa visadas.
2. Sem necessidade de identificar quantidade de toques, deve ser cantada a jogada que pretende atingir a bola visada depois de toque da tacadeira em tabela, exceto quando evidente.


Artigo 6º - DO RETORNO E POSIÇÃO DE BOLA
1. Obstruída sua marca, a bola que ao jogo retorna é colocada na marca desocupada de outra bola de maior valor. Se todas ocupadas, é colocada no "ponto neutro".

...

Artigo 10 - DO ENCERRAMENTO DE JOGO
1. O jogo é encerrado quando:
a. é atingido número predeterminado de vitórias em partidas;
b. um dos jogadores reconhece a derrota no jogo;
c. é aplicada penalidade por segunda falta disciplinar ou uma falta grave;
d. o jogador é desclassificado.
Regras da Sinuca

Regras da Sinuca da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca:

  • Regras da Sinuca Brasileira 2009 (formato Word, com 212kb). Faça download aqui
  • Regras da Sinuca Internacional (formato Pdf, com 106kb). Faça download aqui
  • Regras Do Pool (formato Pdf, com 118kb). Faça download aqui

Jogos de Sinuca e Bilharcontêm muitos jogos de sinuca e bilhar online gratuitos separados por categorias temáticas desde Sinuca, Bilhar e Sinuca Profissional e também vário jogos de Sinuca divertido. Pode fazer download de jogos de bilhar e sinuca, jogar os jogos flash online e jogar aos jogos multiplayer no portal de entretenimento de Jogos de Bilhar e Sinuca.
© 2017 Jogos de Sinuca.Todas os jogos e marcas registadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Todos os direitos reservados. BH